Theorias metaphysicas


Theorias metaphysicas que possam dar-nos um momento a illusão de que explicámos o inexplicavel; theorias moraes que possam illudir-nos uma hora com o convencimento de que sabemos porfim qual, de todas as portas fechadas, é o adito da virtude; theorias politicas que nos persuadam durante um dia que resolvemos qualquer problema, sendo que não ha problema soluvel, excepto os da mathematica — resumamos a nossa attitude para com a vida nesta acção conscientemente esteril, nesta preoccupação que, se não dá prazer, evita, ao menos, sentirmos a presença da dôr.

Nada ha que tão notavelmente determine o auge de uma civilização, como o conhecimento, nos que a vivem, da esterilidade de todo o exforço, porque nos regem leis implacaveis, que nada revoga nem obstrue. Somos, porventura, servos algemados ao capricho de deuses, mais fortes porém não melhores que nós, subordinados, nós como elles, á regencia ferrea de um Destino abstracto, superior á justiça e á bondade, alheio ao bem e ao mal.


Título: Theorias metaphysicas
Heterónimo: Não atribuído
Número: 534
Página: 492
Nota: [15(5)-13r];
Nota: Jerónimo Pizarro edita este texto em apêndice, integrado no conjunto "Textos sem destinação certa inventariados fora do núcleo" (2010: 490-516).