Agradecimentos

 

Patrocinadores

O Arquivo LdoD é um arquivo digital colaborativo patrocinado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e apoiado pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID), Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (MATLIT).

O Arquivo LdoD foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação “Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego”, coordenado por Manuel Portela (PTDC/CLE-LLI/118713/2010). Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Eixo I do Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC) do QREN—União Europeia (COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-019715). Financiado ainda por fundos nacionais, através da Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito dos projetos de “Financiamento Plurianual—Unidade 759”: “PEst-OE/ELT/UI0759/2013 ” e “PEst-OE/ELT/UI0759/2014”.

 

Colaboração

Ao longo do seu período de desenvolvimento, o Arquivo LdoD beneficiou da colaboração de diversos indivíduos e instituições. Os agradecimentos são devidos, em primeiro lugar, aos editores Jerónimo Pizarro, Richard Zenith e Teresa Sobral Cunha, pela consultoria como especialistas nos problemas editoriais do Livro do Desassossego. A nossa equipa de consultores do projeto contou com três especialistas em humanidades digitais, cuja visão crítica contribuiu para o avanço das nossas ideias: Johanna Drucker, Matthew G. Kirschenbaum e Susan Schreibman partilharam generosamente os seus conhecimentos e foram uma fonte constante de inspiração e incentivo. Agradecemos ainda o contributo de Timothy Thompson para a definição inicial do esquema de codificação TEI. O Arquivo LdoD agradece a colaboração do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (Biblioteca Nacional de Portugal), da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (Direção Regional da Cultura do Governo dos Açores) e do Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação (SGSIIC) da Universidade de Coimbra. Agradece igualmente a todos os utilizadores-beta que, em setembro de 2014 e em maio de 2017, participaram nos testes das funcionalidades e do desenho web do Arquivo LdoD.

Estes agradecimentos são extensivos aos organizadores e participantes de seminários e encontros científicos nacionais e internacionais, no âmbito dos quais os diversos componentes concetuais e técnicos do Arquivo LdoD foram apresentados, designadamente em universidades e centros de investigação em Portugal, Austrália, Chipre, Itália, França, Espanha, Colômbia, Estados Unidos da América, Suécia e Grécia. A interação com diferentes comunidades de investigadores (humanidades digitais, ciências da computação, ciências da informação, codificação textual, crítica textual, estudos pessoanos, literatura eletrónica) foi essencial para o resultado alcançado. Destacamos as seguintes apresentações:

 

2012

2013

2014

2015

2016

2017

 

Ferramentas Utilizadas

 

[atualização 18-08-2017]