Livro

Manuel Portela, Literary Simulation and the Digital Humanities: Reading, Editing, Writing . New York: Bloomsbury Academic, 2022. URL: https://www.bloomsbury.com/uk/literary-simulation-and-the-digital-humanities-9781501385407/

Descrição

Como usar o meio digital para compreender a leitura, a edição e a escrita enquanto processos literários? Como conceber o meio digital de uma forma que vai além do códice impresso? Este livro é uma tentativa de responder àquelas perguntas fundamentais, articulando uma nova teoria literária com um ambiente digital altamente dinâmico.

Usando o arquivo digital da obra-prima modernista Livro do Desassossego, do escritor português Fernando Pessoa (1888-1935), como estudo de caso e espaço para simulação e experiência prática, Literary Simulation and the Digital Humanities demonstra como os modelos computacionais da textualidade podem explorar plenamente as complexidades da teoria literária contemporânea. Através de uma combinação única de especulação teórica, análise literária e imaginação humana, a obra representa uma intervenção crítica significativa e um avanço assinalável no uso de métodos digitais para repensar os processos de leitura e escrita literária.

A saliência dada às práticas fundacionais da leitura, edição e escrita é relevante para vários campos, incluindo estudos literários, edição académica, estudos de software e humanidades digitais.

Table of Contents

Incipit: Evolutionary Textual Environment
1. From Archive to Simulator
2. Reading as Simulation
3. Editing as Simulation
4. Writing as Simulation
5. Living on in the Web
Explicit: No Problem Has a Solution
Acknowledgments
References

[atualização 31-12-2021]

O Arquivo LdoD foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação “Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego” (PTDC/CLE-LLI/118713/2010) do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP). Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Eixo I do Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC) do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN)—União Europeia (COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-019715). Financiado ainda por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos de “Financiamento Plurianual —Unidade 759”: “PEst-OE/ELT/UI00759/2013” e “PEst-OE/ELT/UI0759/2014”.