Intertextualidade Filosófica - Usa (BNP/E3, 5-70r-71r-72r)

O Rio da Posse


L. do D.
              O Rio da Posse

Que somos todos differentes, é um axioma da
nossa naturalidade naturidade. (humanidade). Só nos pare-
cemos de longe, na proporção, portanto, em que
não somos nós. A vida é, porisso, para os inde-
finidos; só podem conviver os que nunca se definem, e
são, um e outro, ninguens [ninguem].

Cada um de nós é dois, e quando duas pessoas
se encontram, se approximam, se ligam, é
raro que as quatro possam estar de accordo. O ho-
mem que sonha em [ileg.] cada homem que age, se tantas vezes
se malquista com o homem que age, como não se mal-
quistará com o homem que age e o homem que sonha no
Outro.

Somos forças porque somos vidas. Cada um de nós tende
para si-proprio com escala pelos atravez dos outros. Se temos por
nós mesmos o respeito de nos acharmos interessantes,
                  . Toda a approximação é
um conflicto. O outro é sempre o obstaculo
para quem procura. Só quem não procura é
feliz; porque só quem não busca, encontra, visto
que quem não procura já tem, e já ter, seja o
que fôr, é ser feliz [ como não pensar é a parte melhor (mais
feliz) de ser rico].

Olho para ti, dentro de mim, noiva supposta,


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e já nos desavimos antes de existires. O meu
habito de sonhar claro dá-me uma noção justa
da realidade. Quem sonha de mais precisa de dar
realidade ao sonho. Quem dá realidade ao
sonho tem que dar ao sonho o equilibrio da rea-
lidade. Quem dá ao sonho o equilibrio da realidade, soffre
da realidade de sonhar tanto como da realidade da vida
[e do irreal do sonho como do sentir a vida irreal]

Estou te esperando, em devaneio, no nosso
quarto com duas portas, e sonho-te vindo e
no meu sonho entras até mim pela porta
da direita; se, quando entras, entras pela porta
da esquerda, ha já uma differença entre ti e
o meu sonho. Toda a tragedia humana está
neste pequeno exemplo de como aquelles
em quem pensamos nunca são aquelles em
quem pensamos.

O amôr pede identidade com differença, o que
é impossivel já na logica, quanto mais no mundo.
O amor quer possuir, quer tornar seu o que
tem de ficar fóra para elle saber que se
torna seu d'elle, e não é elle. Amar é entregar-se. Quanto
maior a entrega, maior o amor. Mas a entrega total
entrega tambem a consciencia do outro. O amor maior é
porisso a morte, ou o esquecimento, ou a renuncia — os
amores todos que são os abominando(s) do
amor.


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No terraço antigo do palacio, alçado sobre o
mar, meditavamos em silencio a differença entre
nós. Eu era principe e tu princeza, no terraço á
beira do mar. O nosso amor nascera do
nosso encontro, como a belleza se criara do
encontro da lua com as aguas.

              ─────

O amor quer a posse, mas não sabe o que é
a posse. Se eu não sou meu, como serei teu,
ou tu minha? Se não possuo o meu proprio
ser, como possuirei um ser alheio? Se sou
já differente d'aquelle de com quem sou identico,
como serei identico d' aquelle de quem sou
differente.

O amor é um mysticismo que quer praticar-
se, uma impossibilidade que só é sonhada
como devendo ser realizada possivel.


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Metaphysico. Mas toda a vida é uma
metaphysica ás escuras, com um rumor
de deuses e o desconhecimento da rota via
como unica via.

A peor astucia commigo da minha deca-
dencia é o meu amor á saude e á claridade.
Achei sempre que um corpo bello e o
rhythmo feliz de um andar jovem tinham
mais competencia no mundo que todos
os sonhos que ha em mim. É com
uma alegria da velhice pelo espirito que
sigo ás vezes — sem inveja nem desejo — os
pares casuaes que a tarde junta e
caminham braço com braço para a
consciencia inconsciente (transbordante)
da juventude. Goso-os como goso uma
verdade, sem que pense se me diz ou não respeito.
Se os comparo a mim, continuo gosando-os,
mas como quem gosa uma verdade que o fére,
juntando á dor da ferida a o consciencia orgulho balsamo de ter
comprehendido os deuses.


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              pag 1-4
Sou o contrario dos espiritualistas christãos platonicos
symbolistas, para quem todo o ser, e todo
o acontecimento, é a sombra de uma realidade
de que é a sombra apenas. Cada cousa,
para mim, é, em vez de um ponto de
chegada, um ponto de partida. Para
o occultista tudo acaba em tudo;
tudo começa em tudo, para
mim.

Procedo, como elles, por analogia e sug-
gestão, mas o jardim pequeno que
lhes suggere a ordem e a belleza da alma, a
mim não lembra mais que o jardim maior
onde possa ser, longe dos homens, feliz a
vida que o não pode ser. Cada cousa suggere-
-me não a realidade de que é a sombra, mas
a realidade para que é o caminho.

O jardim da Estrella, á tarde, é para
mim a suggestão de um parque antigo, nos no
seculos seculo antes anterior do descontentamento desencanto da alma.