Desde o meio do seculo dezoito que uma
doença terrivel baixou progressivamente sobre
a civilização. Dezasete seculos de aspiração
christan constantemente illudida, cinco
seculos de aspiração pagan perennemente
postergada — o catholicismo que fallira
como christismo, a renascença que
fallira como paganismo, a reforma
que fallira como phenomeno universal.
O desastre de tudo quanto se sonhára, a
vergonha de tudo quanto se conseguira,
a miseria de viver sem vida digna
que os outros pudessem ter comnosco, e
sem vida dos outros que pudessemos dignamente ter.
Isto cahiu nas almas e envenenou-
as. O horror á acção, por ter de ser vil
numa sociedade vil, inmundou os
espiritos. A actividade superior da
alma adoeceu; só a actividade in-
ferior, porque mais vitalizada, não
decahiu; inerte a outra, as-
sumiu a regencia do mundo.
Assim nasceu uma litteratura ∧e uma arte
∧feitas de elementos secundarios ∧do
∧pensamento — o romantismo; e uma vida
social feita de elementos secundarios
da actividade — a democracia moderna.
As almas nascidas para mandar
só tinham o remedio de abster-se. As
almas nascidas para crear, numa socie-
dade onde as forças creadoras falliam,
tinham por unico mundo plastico
á sua vontade o mundo irreal dos
seus sonhos, a esterilidade introspectiva
da propria alma.
Chamamos "romanticos", por egual,
aos grandes que falliram e aos pequenos
que se revelaram. Mas não
ha semelhança senão na sentimentali-
dade evidente; mas em uns a senti-
J.J. Rousseau é o homem moderno; mas
mais completo que qualquer homem moderno.
Das fraquezas que o fizeram fallir
tirou — ai de elle e de nós! — as forças
que o fizeram triumphar. O que partiu
O mundo, no qual nascemos, soffre
do seculo e meio de renuncia e de
violencia — da renuncia dos superiores e
da violencia dos inferiores, que é a sua victo-
ria.
Nenhuma qualidade superior póde af-
firmar-se modernamente, tanto na acção, como
no pensamento, na esphera politica, como na
especulativa.
A ruina da influencia aristocratica
creou uma atmosphera de brutalidade e
de indifferença pelas artes, onde uma sensibilidade
fina não tem refugio. Doe mais, cada
vez mais, o contacto da alma com a vida.
O exforço é cada vez mais doloroso, porque
são cada vez mais odiosas as condições externas
do exforço.
A ruina dos ideaes classicos fez de
todos artistas possiveis, e portanto maus ar-
tistas. Quando o criterio da arte era
a construcção solida, a observancia cuidada de
regras — poucos podiam tentar ser artistas,
e grande parte d'esses são muito bons. Mas
quando a arte passou de ser tida como
creação, para passar a ser tida como
expressão de sentimentos, cada qual podia
ser artista, porque todos teem sentimentos.